Análise de gamificação em redes sociais gamificadas

  • Rafael Arnold Universidade Feevale
  • Débora Nice Ferrari Barbosa Universidade Feevale
  • Paulo Ricardo Dos Santos Universidade Feevale
  • Me. João Mossmann Universidade Feevale
Palabras clave: gamificação, redes sociais, educação.

Resumen

O objetivo deste trabalho é avaliar os elementos de gamificação a partir de um modelo de análise de gamificação aplicado a redes sociais gamificadas. Após a análise e compilação dos elementos descritos no modelo, tratou-se de organizar a análise a partir do método utilizado, resultando em cinco categorias. Foram analisados os elementos de gamificação de duas redes sociais educativas e comparadas à Rede Teia, utilizada na AMO em atividades de reforço escolar com crianças e adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade social devido ao tratamento oncológico. Pôde-se observar, a partir da análise, a necessidade de aplicar mais elementos de gamificação à Teia para atingir os objetivos de socializar e construir o conhecimento e promover a interação entre os seus usuários na resolução dos problemas apresentados pelos jogos conectados.

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Biografía del autor/a

Rafael Arnold, Universidade Feevale
Mestrando do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Curso de Ciências da computação, Universidade Feevale, Campus II – CEP 93525-075 – Novo Hamburgo – RS – Brasil.
Débora Nice Ferrari Barbosa, Universidade Feevale
Professora do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Mestrado Profissional em Letras, Universidade Feevale, Campus II – CEP 93525-075 – Novo Hamburgo – RS - Brasil.
Paulo Ricardo Dos Santos, Universidade Feevale
Acadêmico do curso de Letras – Português e Inglês e bolsista de Iniciação Científica, Curso de Letras – Universidade Feevale, Campus I – CEP 93510-250 – Novo Hamburgo – RS – Brasil.
Me. João Mossmann, Universidade Feevale
Doutorando em Informática na Educação, Curso de Ciências da Computação, Universidade Feevale, Campus II – CEP 93525-075 – Novo Hamburgo – RS – Brasil.

Referencias

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Publicado
2016-12-30
Cómo citar
Arnold, R., Ferrari Barbosa, D. N., Ricardo Dos Santos, P., & João Mossmann, M. (2016). Análise de gamificação em redes sociais gamificadas. Teknos Revista Científica, 16(2), 77-84. https://doi.org/10.25044/25392190.823
Sección
Artículos